quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Fundamentos dos Apóstolos



                 Fundamento dos Apóstolos.
                                     
              


                            Efesios 2:20-22

                                                                            
Através deste estudo vamos compreender o             ofício apostólico da igreja de Jesus Cristo.
            
A IGREJA VAI CUMPRIR A SUA GRANDE MISSÃO:

"Ide por todo o mundo, pregai o evangelho, curai os enfermos, libertai os oprimidos."

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 
Isaías 61:1
 Sopro do Espírito Santo para esses últimos dias, ninguém pode segurar.
     Is 59:19,20 - Temerão, pois, o nome do SENHOR desde o poente e a sua glória, desde o nascente do sol; pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do SENHOR.
 Virá o Redentor a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o SENHOR.
Os discípulos enviados tornaram-se apóstolos.
     Mt 10:1-5 - Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades.
 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. 
Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.
 A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos.

  O grande segredo apostólico está na palavra enviar. O apóstolo é um enviado, um embaixador, é aquele que tem uma missão, é um mensageiro, um porta voz de Deus, que tem a unção, a credibilidade de Deus.
     Lc 11:49 - Por isso, também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e a alguns deles matarão e a outros perseguirão.

          Barnabé e Saulo se tornaram apóstolos ao serem enviados.
     At 13:1-4 - Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 
E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 
            O APOSTÓLICO É AQUELE QUE TEM:

 Uma mensagem
 Uma visão de vida espiritual
 Credibilidade de Deus
 Unção do Espírito Santo
 Segurança naquilo que diz e faz
 Revelação do Senhor para levar a mensagem
 Autoridade dada por Deus
 A suficiência está em Deus
 Reconhece a Soberania de Deus
 Tem um compromisso com o Reino de Deus

A IGREJA, TEM QUE ESTAR EDIFICADA SOBRE OS FUNDAMENTOS, DO   APOSTOLICO E DO PROFÉTICO Ef 2:20-22:

A igreja que não tem um ministério apostólico de embaixadores, tem um ministério, sem propósito, um reino humano, com contradições e costumes dos homens, que escraviza filhos de Deus.
    Is 10:27 - Acontecerá, naquele dia, que o peso será tirado do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço, jugo que será despedaçado por causa da gordura.


Uma vida de milagres e autoridade só é possível quando JESUS libera a unção apostólica.
     Lc 9:1,2; Ef 4:8-12 - Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.

Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.

Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. 

Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. 

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo. 

 A igreja se torna participante da missão apostólica através do Apóstolo da igreja.
     Fp 1:7 - Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo.
Deus age quando um ministério apostólico está em linha com Sua vontade.
     At 19:11,12 - E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.


              Na dimensão apostólica a palavra cresce e se multiplica.
     At 19:20;At 12:24 - Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente. Entretanto, a palavra do Senhor crescia e se multiplicava. 


                   AS TRÊS FUNÇÕES BÁSICAS DO APOSTOLADO:

                            Abrir os olhos dos cegos espirituais.
      2Cor 4:4;Ef 1:18 - Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos .

                         Converter das trevas para a luz.
     Jo 8:12 - De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

                     Converter da potestade de Satanás para Deus.
     Cl 1:13;Rm 3:23-26 - Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. 
Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. 


 UMA IGREJA APOSTÓLICA TEM COBERTURA E PROTEÇÃO ESPECIAL:

                           Deus manisfesta sinais e prodígios.
      At 5:12-16 - Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.
 E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão. Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração. 
E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor, a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles.
 Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados.
 

                              Deus capacita a preservar a unidade.
      (At 2:42) - E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 
                      CARACTERÍSTICAS DA IGREJA PRIMITIVA:

                 Quem estabelecia o pastor como enviado era Deus.
      1Co 12:28 - A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 

                         A unidade e o amor da igreja eram notados.
      At 2:42-45 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 
Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 
Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 
Casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. 

Os cristãos perseveravam nas orações, perseveravam unânimes no templo e contavam com a simpatia de todo o povo.
      At 2:46,47 - Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. 


                  O SELO APOSTÓLICO É A MARCA DO APOSTOLADO:
                         O apostolado precisa de credenciais.
      1Co 9:2 - Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.
      2Co 12:12 - Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos. 


         Existem falsos apóstolos pregando outro Jesus, outro evangelho.
      2Co 11:4,5 - Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais. Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos. 


Quem se declara apóstolo, não possui o selo de Deus, não tem legitimidade, não tem autenticidade, não é enviado, é um ministério mentiroso.
      Ap 2:2;Jo 14:26 - Conheço as tuas obras, tanto o teu labor, como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos.

 Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. 


                    A igreja apostólica tem um selo de poder.
      1Cor 2:4 - A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder. 

                           CARACTERÍSTICAS DE ALGUÉM ENVIADO:

                                     Tem credenciais para pregar.
      Rm 10:15 - E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! 
                                         Prega com intrepidez.
      At 4:13 - Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus. 

        Pelo poder de Deus pode fazer milagres, prodígios e maravilhas.
      Hb 2:4 - dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade. 

             O sentimento, o propósito e o destino é a Grande Comissão.
      Mc 16:15;Jo 20:21,22 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. 
E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 

 Tem sempre uma mensagem do Senhor em sua boca, até na morte.
      At 7:59-60 - E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu. 

                                  SINAIS DE UMA IGREJA APOSTÓLICA.


                        Tem que ser também um ministério profético
      Pv 29:18 - Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz. 

               Tem poder para testemunhar do Cristo Ressuscitado.
      At 4:33; 2Co 5:16;Ap 1:17,18 - Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; Eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. 

                                 Tem poder total sobre o mal.
      Lc 9:1,2 - Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos. 

        Tem abundância e excelência da Graça de Deus, vida por fé.
      
2Co 8:7 - Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça. 

                                         Tem sinais e prodígios.
      At 5:12;At 2:42,43 - Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.
 E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão.
 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 

                                 Tem o sinal da aprovação de Deus.
      At 2:22 - Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis. 

                                            Tem intrepidez.
      At 4:29,30 - Agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do Jesus. 

                     Tem sinais sempre seguindo a pregação.
      At 7:35,36 - A este Moisés, a quem negaram reconhecer, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz? A este enviou Deus como chefe e libertador, com a assistência do anjo que lhe apareceu na sarça.
 Este os tirou, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, assim como no mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos. 


                            Tem confirmação da Palavra.


      At 14:3 - Entretanto, demoraram-se ali muito tempo, falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava a palavra da sua graça, concedendo que, por mão deles, se fizessem sinais e prodígios.



Atenciosamente : Claudenir Viola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário