quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Relatos Bíblicos sobre Homossexualidade...

O que a Bíblia diz sobre Homossexualidade



Romanos 1.21-28-Introdução: Vamos deixar a Bíblia falar sobre a prática homossexual sem tentar distorcer a Palavra de Deus para adequar às nossas opiniões. Primeiro devemos ler todos os textos bíblicos que citam a homossexualidade claramente e entender o posicionamento na questão e depois entender como podemos agir na prática em relação à questão.

O homossexual é uma vida amada por Deus e precisa saber que foi criado para viver em semelhança do seu Criador (Gênesis 1.27), segundo o propósito de Deus para sua vida.

Qual a posição bíblica sobre homossexualidade?

Vamos aprender o que a Bíblia diz e o que devemos fazer:

1- A Bíblia diz que Homossexualidade é pecado:

A Bíblia traz textos com leis e declarações sobre a homossexualidade e também conta fatos de pessoas que praticaram atos homossexuais.

1.1 – Textos Bíblicos sobre Homossexualidade

Não aceitar ofertas do sodomita (homossexual), prostituto que que se relaciona com outros homens, chamados também de “prostitutos cultuais” (I Reis 14.24).

Deuteronômio 23.18 - “não trarás o salário da prostituta nem o aluguel do sodomita para a casa do Senhor teu Deus por qualquer voto, porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor teu Deus”.

A lei diz que homem não pode se relacionar sexualmente com outro homem.

Levítico 18.22 - “Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação”.

A lei do Antigo Testamento declarava pena de morte para quem praticasse sexo homossexual.

Levítico 20.13 - “Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles”.

Deus criou apenas macho e fêmea, não havendo outro tipo de alternativa sexual para a natureza humana.

Mateus 19.4-6 - “Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea” (ARC).

Os homossexuais passivos (efeminados) ou ativos (sodomitas) não entrarão no reino de Deus.

I Coríntios 6.9-10 – “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus”(NVI).

Apologia ou defesa ao homossexualismo é algo contrário à Palavra de Deus.

I Timóteo 1.10 – “para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina” (ARA).

1.2 – Relatos Bíblicos sobre Homossexualidade

Os moradores de Sodoma assediaram os anjos enviados por Deus à casa de Ló.

Gênesis 19.5-7 – “Cha­maram Ló e lhe disseram: "Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles". Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si e lhes disse: "Não, meus ­amigos! Não façam essa perversidade!”.

Os homens de Gibeá quiseram abusar sexualmente de um homem levita, mas um ancião que hospedava o levita o defendeu, então estupraram a concubina dele.

Juízes 19.22-23 – “Quando estavam entretidos, alguns vadios da cidade cercaram a casa. Esmurrando a porta, gritaram para o homem idoso, dono da casa: "Traga para fora o homem que entrou em sua casa para que tenhamos relações com ele!" O dono da casa saiu e lhes disse: "Não sejam tão perversos, meus amigos. Já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura”.

No tempo do rei Roboão, filho de Salomão, haviam homens que praticavam sodomia, como influência de outros povos pagãos.

I Reis 14.24 – “e havia também sodomitas na terra: fizeram conforme todas as abominações dos povos que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel”.

O rei Asa e seu filho Josafá foram honrados por combater a prática da sodomia.

I Reis 15.12 - “Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais tinham feito”.

I Reis 22.47 - “Também expulsou da terra o restante dos sodomitas, que ficaram nos dias de seu pai Asa”.

O rei Josias fez uma reforma religiosa e destituiu os prostitutos cultuais que haviam se infiltrado no templo.

II Reis 23.7 - “Derrubou as casas dos sodomitas que estavam na casa do Senhor, em que as mulheres teciam cortinas para a Asera”.

O apóstolo Paulo declara que havia na cultura greco-romana costumes homossexuais reprováveis à prática cristã.

Romanos 1.26,27 – “Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão”.

Baseado nestas textos acima podemos entender que a Bíblia condena a prática homossexual como um desvio do propósito de Deus para o ser humano.

Homossexualismo é pecado!

2- O tratamento com pessoas homossexuais:

Baseados na Palavra de Deus devemos pensar como tratar uma pessoa que é homossexual. O que devemos fazer?

2.1 – Amar

Devemos amar as pessoas com suas diferenças, tentar compreender sua história e ajudar quando solicitam apoio.

Romanos 13.9 – “Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.

2.2 – Respeitar

A pessoa deve ser tratada com respeito como um ser humano independente do que fizer.

Mateus 7.12 - “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lhe também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas”.

2.3 – Ensinar

Podemos ensinar às pessoas homossexuais o que a Palavra de Deus fiz desta prática. Para isso é preciso conquistar estas vidas sendo discipuladores, ou mentores espirituais que os abençoem (Mateus 28.19). Isso deve ser feito em forma de edificação e nunca de condenação. Quem convence a pessoa a mudar é o Espírito Santo (João 16.8-11) e a pessoa arrependida se confessa a Deus (Atos 3.19).

João 8.32 – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

2.4 – Acolher

Quando um homossexual se converte e deseja estar na igreja, deve ser cuidado e acolhido pela comunidade. Cada pessoa muda de vida e deixa suas práticas do mundo num ritmo próprio, então devemos ter paciência e muito amor (I Tessalonicenses 5.14). Uma coisa é o perdão que a pessoa recebe de Deus apagando seus pecados e outra é sua mudança de vida que pode ser gradual de acordo com cada um (II Coríntios 5.17).

Romanos 14.1 - “Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos”.

Dizer que a prática homossexual é pecado coloca a pessoa homossexual no mesmo nível de todas outras pessoas, pois todos somos pecadores (Romanos 3.23). Então ao tratar com nosso próximo devemos lembrar que também somos pecadores e não atirar pedras (João 8.7).

Nunca podemos julgar nosso próximo (Mateus 7.1-5) e sempre devemos estar abertos para saber que Deus perdoa os pecados e não nos compete fazer o julgamento. Se alguém se converte então deverá ser cuidado pela Igreja sabendo que seus pecados foram apagados (Isaías 43.25). Deus não leva em conta o passado e o tempo da ignorância (Atos 17.30).

Precisamos evangelizar os homossexuais!

Deus ama e perdoa o homossexual!

-CONCLUSÃO:

O tempo que gastamos discutindo ou condenando o pecado homossexual deveríamos gastar refletindo sobre nossos próprios pecados e principalmente evangelizando estas pessoas com amor. Como podermos querer que se convertam se reprimirmos eles? Então devemos demonstrar um testemunho que os conquiste para Deus.

Cada igreja e pastor dará os encaminhamentos para receber o homossexual e acompanhar sua transformação segundo suas doutrinas, assim como todos os demais pecadores são cuidados e aceitos. Do mesmo modo que as igrejas tratam outras práticas como vícios, adultério, desonestidade e outros pecados, o homossexualismo também é tratado conduzindo ao arrependimento.

A igreja evangélica precisa investir em ministérios que alcancem os homossexuais que são parte dos povos que Jesus mandou irmos ao seu encontro (Marcos 16.15). Grupos de apoio e tratamento podem ser criados para abençoar homossexuais que procuram ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário